segunda-feira, 23 de julho de 2007

UMA AMOSTRA REFLEXIVA

Os conteúdos são os meio necessário para atingirmos nossos objetivos. Porém, devemos tomar o cuidado para que os mesmo não passam a ser memorizados de forma mecânica. Para que isto não aconteça é necessário trabalharmos com algumas ferramentas, e uma delas é por meio de projetos. Estes projetos formam alunos mais autonômos e autenticos. Oportunizando novas formas de aprender e quebra paradigmas tradicionais.
Para tanto, é necessário não esquecermos do processo avaliativo, a ferramenta principal de todo o ensino-aprendizagem. Envolvendo toda a equipe da escola, mostrando os resultados alcançados. Não podemos esquecer que a avaliação deve ser instigante, sempre acompanhada das perguntas: O que? Por que? Como ?
Para tanto devemos superar os modelos tradicionais centrados apenas no professor.

2 comentários:

NTE Brusque disse...

Olá Maristela,

Com certeza, trabalhar com PA é quebrar paradigmas arraigados há séculos, é um grande desafio para a escola, para o professor.

Tudo o que é novo no primeiro momento causa aflição, estranheza, porém neste mundo em constante movimento, o conhecimento precisa ser construído e não mais transmitido de forma passiva e descontextualizada.

um abraço!

Roselene disse...

Como fazer para quebrar este paradigmas com os alunos, pois as famílias não aceitam estás mudanças, e quer que seja trabalhado de modo tradicional?